Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Departamento de Morfologia

Área do conteúdo

Corpo Docente

O Departamento de Morfologia possui professores em dois setores de especialização: Anatomia e Histologia. Abaixo, você encontra a relação de todos eles. Se quiser saber mais da carreira acadêmica de cada um, basta clicar no nome do docente para ser direcionado ao respectivo currículo lattes.

 

______PROFESSORES DE ANATOMIA_____

 

Ângelo José Carneiro Porto

 

Prof. Miguel Leitão

Antônio Miguel Furtado Leitão

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982). Especialista em Anatomia pela Universidade Federal do Ceará Atualmente é Coordenador Adjunto do Curso de Medicina da Faculdade Christus, Coordenador Pedagógico do Colégio Christus e Professor de Anatomia da Universidade Estadual do Ceará.

 

 

 

 

 

Ariel Gustavo Scafuri

Ariel Gustavo Scafuri nasceu em 4 de novembro de 1969 na cidade de Buenos Aires, Argentina, filho de Marino Scafuri e Maria de las Mercedes Schapiro Scafuri. Fez curso primário, ginásio e colegial no Externato Elvira Brandão em São Paulo. Formou-se em medicina pela Universidade de São Paulo em 17 de dezembro de 1992. É professor de anatomia humana do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará desde o ano de 2002 onde ministrar aulas para os cursos de medicina, educação física, farmácia, psicologia, etc. Especializou-se em cirurgia Geral e Urologia pela Universidade de São Paulo. Doutor em urologia pela Universidade de São Paulo em 19 de dezembro de 2000. Pós-doutorado em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo em 27 de janeiro de 2010. Fez curso de especialização em Medicina legal pelo Instituto Oscar Freire da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e MBA de marketing pela FGV. Desenvolveu atividades de pesquisa em anatomia no Departamento de Anatomia da Universidade São Paulo junto do Professor Lucivaldo Tapajós Figueira entre os anos de 1988 e 1989. Desenvolveu atividades de pesquisa em anatomia no laboratório de anatomia médico-cirúrgica da Disciplina de Topografia Estrutural humana do Departamento de cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo junto ao professor Roberto Souza Camargo entre os anos de 1989 e 1991. Recebeu prêmio Edmundo Vasconcelos da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo de melhor currículo em cirurgia. Foi chefe do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará durante a gestão 2011- 2014. Em 2003 lançou um projeto de extensão liga de anatomia que se tornou a mais antiga liga de anatomia do Brasil. Deste projeto nasce uma publicação intitulada ?Anatomia baseada em sistemas? em 2006. Recebeu da Sociedade Brasileira de Anatomia o título de proficiência em Anatomia no ano de 2012. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Urológica, atuando principalmente nos seguintes temas: urologia, uroginecologia, anatomia, cirurgia experimental e técnica cirúrgica. Tem titulo de especialista de Urologia e também de Ginecologia e Obstetricia.

 

Profa. Delane Gondim

Profa. Delane Gondim

 Delane Viana Gondim

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2006) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2012). Foi Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral, setor de estudos: Anatomia e Neuroanatomia (2009-2013). Atualmente é Professora Adjunta e coordena o laboratório de Anatomia do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC. Participa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais- UFC.

 

 

 

Domingos Antônio Clemente Maria Silvio Morano

 

Emmanuel Prata de Souza

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2007). É atualmente professor adjunto nível 4 da disciplina Anatomia da Universidade Federal do Ceará (2011) e é o Chefe do Departamento (2016). Tem experiência em Extensão com o projeto Nascente da UECE e como coordenador no projeto de extensão: Atendimento aos atletas da UNIFOR. Na área de Ensino, Já foi professor da UFPB, URCA, UFC, UECE, UVA, FIC, UNIFOR em disciplinas básicas da årea de Saúde, como: Anatomia Humana, Citologia, Embriologia, Histologia, Bioquímica, Biofísica, Fisiologia, Patologia e Outras disciplinas de áreas profissionais relacionadas a Nutrição; Foi orientador de monitoria em várias áreas; Implantou junto a algumas comissões o currículo integrado de cursos. Tem experiência em Pesquisa na área de Fisiologia, Farmacologia e Bioinformática, além de atuar principalmente nos seguintes temas: óleos essenciais, proteínas, óxido nítrico, músculo liso, inflamação, e lectinas. Faz parte do corpo docente do Mestrado em Nutrição da UECE.

 

Prof. Leopoldo

Prof. Leopoldo

Francisco Leopoldo Albuquerque Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Atualmente é Professor Assistente de Anatomia Humana da Universidade Federal do Ceará (2006) e médico do Hospital Monte Klinikum (2003), atuando como coordenador do Centro Endoscópico (2012) e do Programa de Cirurgia Robótica (2015). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Colorretal, Coloproctologia, Colonoscopia e Cirurgia Minimamente Invasiva, com certificação em Cirurgia Robótica pela Intuitive, realizada no Nicholson Center do Florida Hospital – Celebration – EUA (2016).

 

 

 

 

imagem do professor Cerqueira

Prof. Cerqueira

Gilberto Santos Cerqueira

Possui graduação em Farmácia e Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialista em Hematologia clínica (UFC) e Análises Clínicas (FIJ), Título de Proficiência em Anatomia Macroscópica Humana, Sociedade Brasileira de Anatomia – SBA. Mestrado em Farmacologia Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba (2005), Formação em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile. Doutor em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. Possui experiência na área de Anatomia Humana , Ciências Morfológicas, Farmacologia, Toxicologia. Possui treinamento em Metodologia ativas: Problem-based learning (PBL) pela University of New Mexico School of Medicine. Atualmente vem trabalhando com Mucosite oral e intestinal, sistema nervoso entérico, neuromodulação do trato gastrointestinal e técnicas morfométrica e de imunohistoquímica. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia do Trato Gastrointestinal e Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, úlcera gástrica, mediadores gasosos, produtos naturais e mucosite e Oxido Nítrico

 

 

 

Prof. Erivan Façanha

Prof. Erivan Façanha

João Erivan Façanha Barreto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1991), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da UFC (1993), Título de Especialista em Morfologia pela UFC (1994), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2005) e Título de Especialista em Neuropsicologia – UNICHRISTUS (2009). Atualmente é professor Assistente da Universidade Federal do Ceará onde leciona a disciplina de Anatomia Humana. Médico plantonista do Instituto Dr. José Frota – Unidade Centro (Frotão) atuando como plantonista da Sala de Recuperação Pós-Anestésica e Cirúrgica. Vice-presidente do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres para Fins de Ensino do Estado do Ceará (CEDICE – 2016). Tem experiência em Cirurgia Geral, no Atendimento Pré-Hospitalar, em Ultrassonografia, atuando principalmente na Cirurgia do Trauma.

 

 

 

 

José Ricardo Sousa Ayres de Moura

Possui graduação em faculdade de medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) ,residencia em ginecologia e obstetrícia(1993), especialização em medicina do trabalho pela Universidade São Francisco-SP(1996), mestrado em Cirurgia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e doutorado pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP (2006)

 

Randal Pompeu Ponte

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1989), especialização em Ultra-Sonografia Geral pela Universidade Federal do Ceará(1993), especialização em Anatomia Humana pela Universidade Federal do Ceará(1995), especialização em Gestão de Organizações e Sistemas de Saúde pelo Fundação Getúlio Vargas(2002) e residência-médica pela Universidade Federal do Ceará(1994). Atualmente é Médico da Hospital Distrital Dr. Fernandes Távora e Professor do Centro Universitário Christus – Unichristus.

 

 

 

                                _________PROFESSORES DE HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA__________

 

Ana Maria Leopércio Ponte

Possui mestrado em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1994) e doutorado em Tocoginecologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1999) USP-RP. Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Ceará, médica – Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, médica do Hospital Gênesis.

 

Antoniella Souza Gomes Duarte

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2009) em Farmacologia e Pós-Doutorado em Morfologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Vice-coordenado do programa de pós-graduação em Ciências Morfofuncionais. Tem experiência na área de Biologia Geral e Farmacologia, com ênfase em Farmacologia da inflamação no trato gastrointestinal e mais recente vem atuando na área de Moroflogia e Anatomia Humana. Têm realizados publicações nos seguintes temas: Plasticidade neuronal, plexo mioentérico, heme oxigenase, biliverdina e CO, LPS (lipopolissacarídeo), sildenafil, oxido nítrico e lesão gastrica por álcool e antiinflamatórios. Atualmente vem trabalhando com sistema nervoso entérico, neuromudulação do trato gastrintestinal e técnicas morfométrica e de imunofluorêsncencia para detecção de neurônios no plexo mioentérico e submucoso.

 

 

imagem da professoa Karuza Alves

Profa. Karuza Alves

Karuza Maria Alves Pereira

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Fortaleza-UNIFOR, Mestrado(2006) e Doutorado em Patologia Oral(2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Pós-Doc na Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2016). Foi Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará- Campus Sobral, ministrando as disciplinas de Patologia Geral, Métodos de Diagnóstico I e II, e Estomatologia. Atualmente é Professora da Faculdade de Medicina-Departamento de Morfologia da UFC-Fortaleza; Professora do Programa de Pós-graduação em Odontologia-PPGO UFC-Fortaleza (Mestrado E Doutorado) e professora colaboradora do Mestrado em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da UFC-Sobral. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Patologia Estomatologia, e Histologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lesões orais, Patologia molecular, Imuno-histoquímica, Biologia molecular, Carcinoma de células escamosas oral, Displasias  epiteliais, Inflamação, Cistos e Tumores odontogênicos.

 

 

 

Pedro Marcos Gomes Soares

O professor Pedro Soares é Pesquisador Nível 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2014-2018), com Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo obtido o título de doutor em 2008 (Farmacologia da UFC) com período de doutorado sanduíche na USP-Ribeirão Preto, sob a supervisão do Prof. Fernando de Queiroz Cunha do Programa de Farmacologia da USP-Ribeirão Preto (nível 7, CAPES). No período de 2011, Prof. Pedro Soares fez estágio de treinamento na Universidade de Liverpool em técnicas de microscopia confocal, sob a supervisão do Prof. David Neil Criddle. Atualmente é Adjunto IV do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da UFC e leciona a disciplina de Histologia e Embriologia humanas da grade curricular da Graduação em Medicina, Enfermagem e Odontologia. Membro Permanente do programa de pós-graduação em Farmacologia (nível 6, CAPES) e da pós-graduação em Ciências Morfofuncionais (nível 4, CAPES), ambos da UFC. O professor Pedro Soares vem recentemente trabalhando, como pesquisador, no INCT-Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (IBISAB), onde é membro da temática IV em inflamação gastrintestinal. O Prof. Pedro Soares vem se destacando no estudo das alterações inflamatórias e funcionais da mucosite intestinal induzida por antineoplásicos, avaliando os fatores inflamatórios responsáveis por alterações motoras, como sistema nervoso entérico, células gliais e células inflamatórias. Além disso, inciou pesquisa envolvendo probióticos em processos inflamatórios gastrintestinais, estudando o papel do microbioma na recuperação desses fenômenos. Mas recentemente, tem se interessando pelos modelos de pancreatite aguda e crônica experimental induzidos por ceruléina, ácidos biliares e álcool, estudando os fenômenos de inflamação, morte celular e dor.

 

Prof. Reinaldo Oriá

Prof. Reinaldo Oriá

Reinaldo Barreto Oriá 

 


Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará em 1992. Concluiu um doutorado sanduíche em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2002-2004) com treinamento na Universidade de Virgínia, sob supervisão do Dr. Richard L. Guerrant. É professor do Departamento de Morfologia, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC desde 2005, lecionando as disciplinas de Histologia e Embriologia Humanas. É membro do Núcleo de Processamento de Imagens (NEMPI) do Departamento de Morfologia. É coordenador e fundador do Laboratório da Biologia da Cicatrização de Tecidos (LABICONTE) do Centro de Biomedicina da UFC. Também fez parte do Comitê Gestor do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB-CNPq) sob coordenação do professor Aldo Lima. Atualmente é professor Associado III do Departamento de Morfologia/UFC e coordenador do subprojeto CAPES-Print da UFC com o tema Fortalecimento da Pesquisa Translacional em Neurociência da Universidade Federal do Ceará. O professor Reinaldo Oriá tem se interessado pelos mecanismos de cicatrização tecidual com o envolvimento da apolipoproteína E, metalofármacos e micronutrientes em diferentes modelos animais e estudos clínicos.

 

Profa. Renata Carvalho

Profa. Renata Carvalho

Renata Ferreira de Carvalho Leitão

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2002 e 2007, respectivamente). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Histologia, embriologia e Farmacologia, com ênfase em inflamação e reparo ósseo, atuando principalmente nos temas: periodontite, mucosite do trato gastroinestinal como efeito colateral do tratamento quimioterápico e biomateriais em regeneração óssea guiada.

 

 

 

 

Telga Persivo Pontes de Andrade

 

Profa. Virgínia Girão

Profa. Virgínia Girão

Virgínia Cláudia Carneiro Girão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1999), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (2006). Trabalhou como assistente de pesquisa do Departamento de Patologia da Faculdade de Veterinária da Universidade de Zurique. Tem experiência na área de Histologia, Patologia e Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: inflamação, dor, e alterações morfológicas.

 

Acessar Ir para o topo