gov.br

Departamento de Morfologia

MUSANART e LACAPE fazem visita ao Instituto dos Cegos

Data de publicação: 5 de setembro de 2017. Categoria: divulgação, LACAPE, MUSANART, Sem categoria

Quem disse que é preciso enxergar para compreender a anatomia do corpo humano?

A equipe do Museu de Anatomia e Arte, em parceria com a Liga de Cabeça e Pescoço – LACAPE, ambos projetos de extensão do Departamento de Morfologia,  levou algumas peças anatômicas ao Instituto dos Cegos para proporcionar aos estudantes uma experiência sensitiva diferente. Impossibilitados da visão, mas com outros sentidos aguçados, os deficientes visuais puderam tocar em órgãos plastinados* e realizar moldes de algumas partes do próprio corpo.

*órgãos que passaram pelo processo de plastinação, um “método de preservação de espécimes biológicos, deixando-os o mais próximo de sua aparência em vida, criado pelo Dr. Gunther von Hagens, da Universidade de Heidelberg, Alemanha, em 1977.” (Fonte: http://www.mcv.ufes.br/plastinacao)

Para Aristéa Ribeiro, acadêmica do Curso de Odontologia e integrante do MUSANART, “foi uma idéia ousada, mostrar a anatomia para deficientes visuais. Nos preparamos tanto para passar nosso conhecimento quanto para fazê-los participarem bastante. O modo de ver deles é com os outros sentidos, principalmente o tato, então proporcionamos à eles a oportunidade de tocar peças ósseas (como fêmur, ossos da mão e crânio) e peças plastinadas (como coração, pulmão e rins). Fomos muito bem recebidos e o entusiasmo deles era visível. Os professores também participaram e agradeceram a visita. Fizemos ainda moldagem de estruturas dos próprios alunos, como dedos, nariz e orelha. Foi um aprendizado enorme para quem participou da ação. Inclusão social como nunca se viu.”

O Departamento de Morfologia parabeniza o MUSANART e a LACAPE por ações como essa que estendem os conhecimentos gerados por docentes e discentes para fora da Universidade.

Crédito das Imagens: Fanpage do Musanart.